Pesquisa - Classe C Urbana do Brasil: Somos iguais, Somos diferentes


Uma pesquisa do Ibope, revelou que a “nova classe média brasileira” prefere fazer compras em loja de ruas a comprar em shoppings. Intitulado Classe C Urbana do Brasil: Somos iguais, Somos diferentes, o estudo destacou a ascensão da classe C, seus hábitos de consumo e o comportamento desse segmento.


A “nova classe C”, predominantemente jovem, composta em sua maioria por afrodescendentes, foi dividida em 4 grupos segundo hábitos de consumo. A sondagem considerou 200 características pessoais para dividi-los em:

  • Racionais (31% do total): predominantemente com mais de 35 anos, os racionais são pessoas que planejam as compras e buscam descontos.
  • Consumistas (29%): majoritariamente mulheres, os consumistas atrelam o consumo à autoestima. Tem tendência a serem impulsivos em compras cotidianas, mas quando se trata da aquisição de bens duráveis de maior valor a compra é planejada.
  • Personalistas (21%): composta basicamente por jovens, os personalistas são egocêntricos e rejeitam tradições.
  • Conformistas (19%): majoritariamente homens, os conformistas são despojados, descuidados e não dão importância para a aparência.

Você pode fazer o download da apresentação que foi feita no MaxiMidia 2010 através do link: http://www.ibope.com.br/maximidia2010/download/Classe_C.pdf


via: http://www.sebraemais.com.br/2010/10/22/a-nova-classe-c-do-brasil/

No hay comentarios.: